Add parallel Print Page Options

A vinda do Espírito Santo

Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente eles ouviram um som vindo do céu parecido com o de uma ventania. Todos eles, que estavam sentados, ouviram o som por toda a casa. E então apareceram línguas como de fogo[a] que se espalharam e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o que o Espírito lhes concedia que falassem.

Estavam morando em Jerusalém judeus cheios de fé, que tinham vindo de todas as partes do mundo conhecido de então. Ao ouvirem aquele som, a multidão se ajuntou e todos ficaram muito perplexos, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Muito surpresos, diziam uns aos outros:

—Não são galileus[b] todos estes homens que estão falando? Como é, então, que cada um de nós os ouve falar em nossa própria língua nativa? Viemos da Pártia, da Média, do Elão, da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da Ásia, 10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, que fica perto de Cirene. Alguns de nós são de Roma, 11 outros vieram de Creta e outros da Arábia. Alguns são judeus e outros são convertidos ao judaísmo. Nós os estamos ouvindo falar sobre a grandeza de Deus em nossas próprias línguas! 12 Eles estavam todos surpresos e sem saber o que pensar, e diziam uns aos outros:

—O que quer dizer tudo isto?

13 Outros, porém, debochavam deles e diziam:

—Eles estão bêbados.

A mensagem de Pedro

14 Então Pedro se levantou junto com os onze apóstolos e, em voz bem alta, começou a falar para a multidão, dizendo:

—Homens da Judeia! Todos vocês que estão morando em Jerusalém! Deixem que eu lhes diga uma coisa e prestem muita atenção ao que eu vou dizer. 15 Estes homens não estão bêbados como vocês pensam que estão, pois mal passa das nove horas da manhã! 16 Ao contrário! O que está acontecendo diz respeito ao que o profeta Joel falou:

17 “Nos últimos dias—diz Deus—derramarei o meu Espírito
    sobre todos os povos.
Os seus filhos e filhas profetizarão,
    os jovens terão visões
    e os idosos terão sonhos.
18 Sim, naqueles dias derramarei o meu Espírito
    sobre os meus servos e as minhas servas,
    e eles profetizarão.
19 Eu farei grandes maravilhas em cima, no céu,
    e sinais em baixo, na terra:
    haverá sangue e fogo e nuvens de fumaça.
20 O sol se transformará em escuridão
    e a lua em sangue.
Então virá
    o grande e glorioso dia do Senhor.
21 E Deus salvará a todos os que chamam por ele”[c]. (A)

22 —Homens de Israel! Escutem o que eu vou dizer: Jesus de Nazaré foi um homem cujas credenciais foram aprovadas por Deus entre vocês, por meio de muitos milagres, maravilhas e sinais que o próprio Deus realizou por meio dele, como vocês bem sabem. 23 Esse homem foi entregue a vocês de acordo com o propósito e o prévio conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens maus, mataram-no, crucificando-o. 24 Deus, porém, o ressuscitou, livrando-o das dores da morte, pois não era possível que ele fosse dominado por ela. 25 Pois Davi disse isto a respeito dele:

“Eu vi o Senhor sempre à minha frente;
    ele está à minha direita para que eu não seja abalado.
26 Por isso, o meu coração está feliz,
    a minha boca fala coisas alegres
    e o meu corpo vive em esperança.
27 Isso acontece porque o senhor não abandonará a minha alma no mundo dos mortos[d]
    e também não permitirá que o seu Santo entre em decomposição.
28 O Senhor me revelou os caminhos da vida
    e me encherá de alegria com a sua presença”.(B)

29 —Irmãos! Eu posso lhes dizer com confiança a respeito do patriarca Davi: Ele morreu, foi sepultado e o seu túmulo se encontra entre nós até os dias de hoje. 30 Ele era um profeta e sabia que Deus lhe tinha jurado que um dos seus descendentes se sentaria no seu trono.[e] 31 Vendo antecipadamente, Davi falou a respeito da ressurreição de Cristo. Davi disse que Cristo não seria abandonado no lugar dos mortos e também que seu corpo não entraria em decomposição.[f] 32 Deus ressuscitou a Jesus e nós somos testemunhas disso. 33 Depois de ter sido levado para a direita de Deus,[g] ele recebeu do Pai o Espírito Santo, que o próprio Pai havia prometido, e derramou o que vocês agora estão vendo e ouvindo. 34 Porque não foi Davi quem subiu para o céu e ele mesmo diz:

“O Senhor disse ao meu Senhor:
Sente-se aqui a meu lado direito
35     até que eu ponha os seus inimigos sob seu poder[h]”.(C)

36 Portanto que todo o povo de Israel tenha certeza de que esse mesmo Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo!

Os primeiros batismos

37 Ao ouvirem aquilo, todos sentiram um profundo remorso e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos:

—O que devemos fazer então, irmãos?

38 Pedro lhes disse:

—Mudem o seu comportamento e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados de vocês. Então receberão um presente de Deus: o Espírito Santo. 39 Pois esta promessa é para quem o Senhor, nosso Deus, chamar para si: vocês, seus filhos e todos aqueles que estão longe.

40 E Pedro continuava a testemunhar, e os encorajava com muitas outras palavras, dizendo:

—Salvem-se desta geração má!

41 Aqueles que aceitaram a sua mensagem foram batizados e, mais ou menos, três mil pessoas foram adicionadas naquele dia.

A igreja cristã

42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos, à comunhão, a comer juntos[i] e às orações. 43 Os apóstolos fizeram muitos sinais e maravilhas, e um sentimento de muito respeito tomou conta de todos. 44 Todos os que tinham crido ficavam juntos e repartiam tudo o que tinham. 45 Eles vendiam suas propriedades e os seus bens e distribuíam entre todos, conforme a necessidade de cada um. 46 Eles se reuniam no templo todos os dias, e comiam juntos de casa em casa, repartindo a comida com alegria e com sinceridade no coração. 47 Eles louvavam a Deus e eram estimados por todas as pessoas. E todos os dias o Senhor aumentava aquele grupo com pessoas que iam sendo salvas.

Footnotes

  1. 2.3 línguas como de fogo A mesma palavra grega é traduzida como língua no sentido de idioma nos versículos 4 e 11.
  2. 2.7 galileus As pessoas achavam que os galileus só podiam falar a sua própria língua.
  3. 2.21 chamam por ele Isto é, os que mostram fé nele ao adorá-lo ou pedir pela sua ajuda na oração.
  4. 2.27 mundo dos mortos Literalmente, “Hades”. Ver Hades no vocabulário.
  5. 2.30 Deus lhe tinha jurado (…) no seu trono Ver 2Sm 7.12,13 e Sl 132.11.
  6. 2.31 Ver Sl 16.10.
  7. 2.33 a direita de Deus O lugar de maior honra lá no céu.
  8. 2.35 sob seu poder Literalmente, “debaixo dos seus pés”.
  9. 2.42 a comer juntos Pode se tratar da Ceia do Senhor. Igual no versículo 46. Ver Lc 22.14-20.