Add parallel Print Page Options

A loucura é a causa de muitas desgraças

10 Assim como a mosca morta faz exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia. O coração do sábio está à sua mão direita, mas o coração do tolo está à sua esquerda. E, até quando o tolo vai pelo caminho, lhe falta entendimento, e diz a todos que é tolo. Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar, porque o acordo é um remédio que aquieta grandes pecados. Ainda há um mal que vi debaixo do sol, como o erro que procede do governador: o tolo, assentam-no em grandes alturas, mas os ricos estão assentados em lugar baixo. Vi servos a cavalo e príncipes que andavam a pé como servos sobre a terra. Quem fizer uma cova cairá nela, e quem romper um muro, uma cobra o morderá. Quem acarretar pedras será maltratado por elas, e o que rachar lenha expõe-se ao perigo. 10 Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então, se deve pôr mais forças; mas a sabedoria é excelente para dirigir. 11 Se a cobra morder antes de estar encantada, então, remédio nenhum haverá no mais hábil encantador.

12 Nas palavras da boca do sábio, favor, mas os lábios do tolo o devoram. 13 O princípio das palavras da sua boca é a estultícia, e o fim da sua boca, um desvario péssimo. 14 Bem que o tolo multiplique as palavras, não sabe o homem o que será; e quem lhe fará saber o que será depois dele? 15 O trabalho dos tolos a cada um deles fatiga, pois não sabem como ir à cidade.

16 Ai de ti, ó terra, cujo rei é criança e cujos príncipes comem de manhã. 17 Bem-aventurada, tu, ó terra cujo rei é filho dos nobres e cujos príncipes comem a tempo, para refazerem as forças e não para bebedice. 18 Pela muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa. 19 Para rir se fazem convites, e o vinho alegra a vida, e por tudo o dinheiro responde. 20 Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes o rico; porque as aves dos céus levariam a voz e o que tem asas daria notícia da palavra.

10 Até o melhor perfume cheira mal
    por causa de umas poucas moscas mortas;
um pouco de ignorância arruína
    muita sabedoria e honra.

Os pensamentos do sábio o levam pelo caminho correto;
    os pensamentos do que carece de entendimento o levam pelo mal caminho.

Um ignorante mostra sua estupidez ainda que esteja simplesmente andando pela rua.
    Todo o mundo percebe o tolo que ele é.

Não abandone o seu posto só porque seu governante se irrita com você.
    Se permanecer calmo pode corrigir os mais grandes erros.[a]

Há uma coisa mais que tenho visto nesta vida e que não é justa. É um erro muito comum entre os governantes. Dão funções importantes às pessoas incapazes, enquanto que os sábios ocupam posições sem importância. Tenho visto servos andando a cavalo, e as pessoas que deveriam ser governantes andando como escravos junto deles.

Aquele que cava um buraco,
    cairá nele;
aquele que derruba uma parede,
    será mordido por uma cobra.

Aquele que move grandes pedras,
    sairá machucado;
aquele que corta árvores,
    corre o perigo de que lhe caiam em cima.

10 A sabedoria faz qualquer tarefa mais fácil.
    É muito difícil cortar com um machado sem fio,
mas se a pessoa afiar o machado,
    o trabalho se tornará mais fácil.

11 Pode ser que alguém saiba encantar cobras,
    mas de nada serve ter essa habilidade
    se for mordido por elas antes de conseguir encantá-las.

12 As palavras do sábio trazem glória,
    mas as do ignorante, destruição.
13 O que carece de entendimento começa a falar loucuras
    e termina dizendo burrices.
14 Não se cansa de falar dos seus projetos,
    mas ninguém sabe o que acontecerá no futuro
    nem o que acontecerá mais adiante.

15 Para o tolo a inteligência não é suficiente
    nem sequer para aprender o caminho para a cidade.
    Portanto durante toda a sua vida passará dificuldades.

16 Um país se prejudica quando seu governante é muito jovem
    e quando os seus líderes estão o tempo todo em reuniões sociais.

17 Para um país é conveniente que seu governante seja de uma família respeitável[b]
    e que os seus líderes sejam moderados na comida e na bebida.
Devem se alimentar para repor as suas forças,
    não para se embriagar.

18 Quem é preguiçoso para o trabalho em breve verá sua casa com avarias
    e o telhado cair.

19 Comer agrada às pessoas,
    o vinho lhes alegra a vida
    e o dinheiro lhes resolve muitas dificuldades.

20 Não fale mal do governante
    nem pense mal dele.
Não fale mal dos ricos,
    nem sequer estando só,
    porque um passarinho pode contar a eles.

Footnotes

  1. 10.4 Se permanecer calmo (…) grandes erros Literalmente, “Um curandeiro pode curar os mais grandes pecados”. A palavra “curandeiro” se refere uma pessoa que perdoa e trata de ajudar aos outros.
  2. 10.17 seja de uma família respeitável Literalmente, “seja filho de gente livre”. Refere-se a uma pessoa que nem ele nem os seus pais tenham sido escravos.

10 Assim como algumas moscas mortas podem estragar um frasco inteiro de perfume, assim também uma pequena tolice pode fazer a sabedoria perder todo o valor.

Para quem é sábio, é muito natural fazer o que é certo, mas para o tolo o natural é fazer o que é errado. Todos percebem que ele é tolo; até os que não o conhecem notam a sua falta de juízo.

Se uma autoridade se zangar com você, não peça demissão; erros sérios podem ser perdoados se você não perder a calma.

Eu tenho visto neste mundo uma injustiça que é cometida pelos que governam: eles colocam pessoas tolas em altos cargos e deixam de lado pessoas de valor. Tenho visto escravos andando a cavalo e príncipes andando a pé como se fossem escravos.

Quem abre um buraco cairá nele; quem derruba um muro será mordido por uma cobra. Quem arranca pedras será ferido por elas; quem racha lenha acabará se machucando. 10 Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir. 11 Não adianta nada você saber encantar cobras se deixar que uma delas o morda. 12 Quem é sábio recebe elogios pelas coisas que diz, mas o tolo é destruído pelas suas próprias palavras. 13 Ele começa dizendo tolices e acaba falando coisas absurdas e más. 14 O tolo não para de falar.

Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã, nem pode dizer o que acontecerá depois da sua morte.

15 Somente um homem muito tolo, tão tolo, que nem consegue encontrar o caminho de casa, se esgota de tanto trabalhar.

16 Um país vai mal quando aquele que o governa se deixa levar pela opinião dos outros, e quando as autoridades começam a se divertir logo de manhã. 17 Mas um país vai bem quando quem o governa toma as suas próprias decisões, e as autoridades sabem se controlar, comem na hora certa e não bebem demais.

18 Se por preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá.

19 As festas ajudam a gente a se divertir, e o vinho ajuda a gente a se alegrar; mas sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra.

20 Não critique o governo nem mesmo em pensamento e não critique o homem rico nem mesmo dentro do seu próprio quarto, pois um passarinho poderia ir contar a eles o que você disse.