Add parallel Print Page Options

Jacó chega ao poço de Harã

29 Então, pôs-se Jacó a pé e foi-se à terra dos filhos do Oriente. E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço. E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber às ovelhas, e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar.

E disse-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de Harã. E ele lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Naor? E disseram: Conhecemos. Disse-lhes mais: Está ele bem? E disseram: Está bem, e eis aqui Raquel, sua filha, que vem com as ovelhas. E ele disse: Eis que ainda é muito dia, não é tempo de ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide, e apascentai-as. E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas.

Jacó encontra Raquel

Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora. 10 E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço, e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe. 11 E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz, e chorou. 12 E Jacó anunciou a Raquel que era irmão de seu pai e que era filho de Rebeca. Então, ela correu e o anunciou a seu pai.

13 E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à sua casa. E contou ele a Labão todas estas coisas. 14 Então, Labão disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou com ele um mês inteiro.

15 Depois, disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário. 16 E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Leia, e o nome da menor, Raquel. 17 Leia, porém, tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. 18 E Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. 19 Então, disse Labão: Melhor é que eu ta dê do que a dê a outro varão; fica comigo. 20 Assim, serviu Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.

Labão engana a Jacó

21 E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu entre a ela. 22 Então, ajuntou Labão todos os varões daquele lugar e fez um banquete. 23 E aconteceu, à tarde, que tomou Leia, sua filha, e trouxe-lha. E entrou a ela. 24 E Labão deu sua serva Zilpa por serva a Leia, sua filha. 25 E aconteceu pela manhã ver que era Leia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que, pois, me enganaste? 26 E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. 27 Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires comigo.

Jacó casa com Raquel

28 E Jacó fez assim e cumpriu a semana desta; então, lhe deu por mulher Raquel, sua filha. 29 E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha. 30 E entrou também a Raquel e amou também a Raquel mais do que a Leia; e serviu com ele ainda outros sete anos.

31 Vendo, pois, o Senhor que Leia era aborrecida, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.

O nascimento a Jacó de doze filhos e uma filha

32 E concebeu Leia, e teve um filho, e chamou o seu nome Rúben, dizendo: Porque o Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará o meu marido. 33 E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Porquanto o Senhor ouviu que eu era aborrecida, me deu também este; e chamou o seu nome Simeão. 34 E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Agora, esta vez se ajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe tenho dado; por isso, chamou o seu nome Levi. 35 E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso, chamou o seu nome Judá; e cessou de ter filhos.

Jacó e Raquel

29 Depois Jacó continuou a sua viagem em direção ao país do povo do Oriente. Ao chegar lá, olhou em sua volta e viu um poço no campo. Junto ao poço havia três rebanhos de ovelhas que descansavam, pois era daquele poço que davam de beber às ovelhas. Uma pedra grande cobria a boca do poço. Por isso, quando todos os rebanhos se juntavam ali, os pastores retiravam a pedra e davam de beber às ovelhas. Depois voltavam a colocar a pedra no seu lugar, sobre o poço. Jacó lhes perguntou:

—Irmãos, de onde são vocês?

Eles responderam:

—Somos de Harã.

Então Jacó lhes perguntou:

—Conhecem Labão, o filho de Naor?

Eles responderam:

—Sim, conhecemos.

Então Jacó perguntou:

—Ele está bem?

Eles responderam:

—Está bem. Olhe, ali vem Raquel, a filha dele, com as suas ovelhas.

Depois ele disse:

—Olhem, ainda é de dia e falta muito para escurecer. Ainda não é hora de recolher os rebanhos para passarem a noite. Deem a eles água para beber e levem-nos de novo a pastar nos campos.

Mas eles disseram:

—Não podemos fazer isso até que todos os rebanhos estejam juntos. Só então podemos tirar a pedra da boca do poço e dar água às ovelhas.

Enquanto Jacó falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas do seu pai, pois era ela quem tomava conta das ovelhas. 10 Raquel era filha de Labão, irmão de Rebeca, a mãe de Jacó. Quando Jacó viu Raquel, ele foi e retirou a pedra de cima do poço, e deu de beber às ovelhas. 11 Depois saudou Raquel com um beijo e começou a chorar. 12 Jacó contou a Raquel que ele era parente do pai dela e que era filho de Rebeca. Então Raquel foi correndo contar tudo ao seu pai.

13 Quando Labão ouviu as notícias acerca de Jacó, o filho da sua irmã, correu ao seu encontro. Ele o abraçou e o beijou no rosto, e o levou para sua casa. Depois Jacó lhe contou tudo o que tinha acontecido. 14 Então Labão lhe disse:

—Realmente, você é meu filho[a]!

Jacó ficou um mês na casa dele.

Labão engana Jacó

15 Mais tarde, Labão disse a Jacó:

—Você é meu parente, não está bem que trabalhe para mim sem ser pago. Quanto devo lhe pagar?

16 Labão tinha duas filhas. A mais velha se chamava Lia e a mais nova Raquel. 17 Lia tinha olhos meigos[b] mas Raquel era linda e tinha um corpo elegante. 18 Jacó gostava muito de Raquel, e disse:

—Trabalharei sete anos para você se me deixar casar com Raquel, a sua filha mais nova.

19 Labão disse:

—É melhor que ela se case com você do que com qualquer outro homem. Por isso fique aqui comigo.

20 Então Jacó ficou sete anos trabalhando para Labão. No entanto, esse tempo passou depressa pelo grande amor que tinha por Raquel. 21 Depois Jacó disse a Labão:

—Dê-me a Raquel, já acabou o tempo combinado e quero me casar com ela.

22 Então Labão convidou toda a gente daquele lugar e fez uma festa para celebrar o casamento. 23 Mas, naquela noite, Labão levou a sua filha Lia a Jacó em vez de Raquel, e ele teve relações sexuais com ela. 24 Labão também deu a sua serva Zilpa à sua filha Lia para a servir. 25 Na manhã seguinte Jacó descobriu que tinha se deitado com Lia e disse a Labão:

—Por que você fez isto comigo? Trabalhei muito para me casar com Raquel. Por que me enganou?

26 Labão respondeu:

—Neste país não é costume casar a filha mais nova antes da filha mais velha. 27 Mas depois dos sete dias de núpcias, eu também lhe darei a Raquel para que se case com ela, se trabalhar mais sete anos para mim.

28 Jacó concordou. Depois dos sete dias de núpcias, Labão lhe entregou Raquel para que se casasse com ela. 29 Labão deu a sua serva Bila à sua filha Raquel para a servir. 30 E Jacó teve relações sexuais também com Raquel. Ele amava Raquel mais de que Lia e trabalhou para Labão outros sete anos.

Os filhos de Jacó

31 O SENHOR viu que Jacó desprezava a Lia, e fez com que ela pudesse ter filhos e Raquel não pudesse. 32 Lia ficou grávida e deu à luz um filho, a quem deu o nome de Rúben[c]. Deu-lhe esse nome porque disse:

—O SENHOR viu a minha humilhação. Agora, certamente o meu marido me amará!

33 Depois Lia voltou a ficar grávida e deu à luz outro filho. Então ela disse:

—O SENHOR ouviu dizer que o meu marido me despreza, e me deu mais um filho.

Por isso lhe deu o nome de Simeão[d].

34 De novo, ela voltou a ficar grávida e deu à luz outro filho. Então disse:

—Com certeza agora o meu marido vai ficar junto a mim porque lhe dei três filhos.

Por isso lhe deu o nome de Levi[e].

35 Lia voltou a ficar grávida e deu à luz outro filho. Então ela disse:

—Desta vez vou louvar o SENHOR.

Por isso lhe deu o nome de Judá[f]. Depois Lia parou de ter filhos.

Footnotes

  1. 29.14 meu filho Literalmente, “meu osso e minha carne” (ver Gn 2.24).
  2. 29.17 meigos ou “fracos”.
  3. 29.32 Rúben Em hebraico esta palavra é semelhante à expressão “Olhem, um filho”.
  4. 29.33 Simeão Em hebraico este nome é semelhante à expressão “Ele ouve”.
  5. 29.34 Levi Em hebraico este nome é parecido à palavra que significa “unir-se, ficar junto”.
  6. 29.35 Judá Em hebraico este nome é semelhante à palavra “louvor”.