Add parallel Print Page Options

O monte do Senhor

(Mc 4.1-3)

Isaías, filho de Amós, teve uma visão referente a Judá e a Jerusalém.

Nos últimos dias,
o monte sobre o qual está a casa do Senhor
tornar-se-á no monte mais sublime,
na mais célebre elevação do mundo.
Gentes de todas as nações ali acorrerão.
Muitos povos ali acorrerão e dirão:
“Venham! Vamos ao monte do Senhor,
à casa do Deus de Jacob!
Ele nos ensinará o que fazer e nós o faremos.”
Porque de Sião sairá a Lei
e de Jerusalém a palavra do Senhor.
Ele julgará entre as nações;
será o árbitro nas disputas entre os povos.
Os povos converterão o seu equipamento de guerra
em instrumentos de trabalho,
as suas armas em ferramentas.
As nações não se levantarão mais umas contra as outras,
nem haverá mais escolas ou treinos de guerra.

Ó descendentes de Jacob, vamos,
andemos na luz do Senhor!

O dia do Senhor

Senhor, rejeitaste o teu povo, os descendentes de Jacob, por se terem associado a estrangeiros do Oriente, que praticam a magia e comunicam com os espíritos, como fazem os filisteus. A sua terra tem vastos tesouros de prata e de ouro, assim como grande quantidade de cavalos e de carros. Também está repleta de ídolos; há disso por toda a terra! São fabricados por homens e, mesmo assim, inclinam-se para adorar aquilo que fizeram as suas próprias mãos! Assim, eles serão humilhados e abatidos. Ó Deus, não lhes perdoes esse pecado!

10 Mete-te já dentro das cavernas das rochas e esconde-te no pó, da presença espantosa do Senhor e da sua gloriosa majestade! 11 Porque virá o dia em que os vossos olhares altivos serão abatidos e só o Senhor será exaltado.

12 Naquele dia, o Senhor dos exércitos será contra o orgulhoso e o altivo, para que sejam abatidos. 13 Todos os altos cedros do Líbano e os poderosos carvalhos de Basã se abaixarão até à terra. 14 Todas as altas montanhas e colinas, 15 as altas torres, as muralhas, 16 os altivos navios que cruzam os mares e as belas embarcações nos portos, todos serão abatidos nesse dia. 17 Toda a altivez da humanidade será humilhada; o orgulho dos homens será esmagado e só o Senhor será exaltado naquele dia. 18 Todos os ídolos serão completamente abolidos e desaparecerão.

19 Quando o Senhor se levantar do seu trono para abalar a Terra, os seus inimigos enfiar-se-ão, de terror, pelos buracos das rochas e cavernas, por causa da glória da sua majestade. 20 Largarão, por fim, os seus ídolos de prata e de ouro às toupeiras e aos morcegos. 21 Meter-se-ão pelas fendas das rochas, esconder-se-ão por entre as penhas agrestes e no cimo dos penhascos, tentando escapar ao terror do Senhor e à glória da sua majestade, quando se levantar para assombrar a Terra.

22 Pobre do ser humano! Frágil como a sua própria respiração! Não merece nada que se confie nele!