Add parallel Print Page Options

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela se ausentar dele e se ajuntar a outro homem, porventura, tornará a ela mais? Não se poluiria de todo aquela terra? Ora, tu te maculaste com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o Senhor. Levanta os olhos aos altos e vê; onde não te prostituíste? Nos caminhos te assentavas para eles, como o árabe no deserto; assim, manchaste a terra com as tuas devassidões e com a tua malícia. Pelo que foram retiradas as chuvas, e não houve chuva tardia; mas tu tens a testa de uma prostituta e não queres ter vergonha. Ao menos desde agora não me invocarás, dizendo: Pai meu, tu és o guia da minha mocidade? Conservará ele para sempre a sua ira? Ou a guardará continuamente? Eis que tens dito e feito coisas más e nelas permaneces.

Israel e Judá são exortados a arrepender-se com a promessa de redenção

Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi-se a todo monte alto e debaixo de toda árvore verde e ali andou prostituindo-se. E eu disse, depois que fez tudo isto: Volta para mim; mas não voltou. E viu isso a sua aleivosa irmã Judá. E, quando por causa de tudo isso, por ter cometido adultério, a rebelde Israel despedi e lhe dei o seu libelo de divórcio, vi que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas foi-se e também ela mesma se prostituiu. E sucedeu que, pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com o pedaço de madeira. 10 E, contudo, nem por tudo isso voltou para mim a sua aleivosa irmã Judá com sincero coração, mas falsamente, diz o Senhor.

11 E o Senhor me disse: a rebelde Israel justificou mais a sua alma do que a aleivosa Judá. 12 Vai, pois, e apregoa estas palavras para a banda do Norte, e dize: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor, e não farei cair a minha ira sobre vós; porque benigno sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. 13 Somente reconhece a tua iniquidade, que contra o Senhor, teu Deus, transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda árvore verde e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.

14 Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; porque eu vos desposarei e vos tomarei, a um de uma cidade e a dois de uma geração; e vos levarei a Sião. 15 E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência. 16 E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do concerto do Senhor! Nem lhes virá ao coração, nem dela se lembrarão, nem a visitarão; isso não se fará mais. 17 Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do Senhor, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno. 18 Naqueles dias, andará a casa de Judá com a casa de Israel; e virão, juntas, da terra do Norte, para a terra que dei em herança a vossos pais.

19 Mas eu dizia: Como te porei entre os filhos e te darei a terra desejável, a excelente herança dos exércitos das nações? E eu disse: Pai me chamarás e de mim te não desviarás. 20 Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor. 21 Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho e se esqueceram do Senhor, seu Deus. 22 Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o Senhor, nosso Deus. 23 Certamente, em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras, no Senhor, nosso Deus, está a salvação de Israel. 24 Porque a confusão devorou o trabalho de nossos pais, desde a nossa mocidade: as suas ovelhas, e as suas vacas, e os seus filhos, e as suas filhas. 25 Jazemos na nossa vergonha e estamos cobertos da nossa confusão, porque pecamos contra o Senhor, nosso Deus, nós e nossos pais, desde a nossa mocidade até o dia de hoje; e não demos ouvidos à voz do Senhor, nosso Deus.

“Se um homem se divorciar da sua esposa,
    e depois ela se casar com outro homem,
o primeiro homem não pode voltar para ela.
    Por acaso alguma coisa assim não contaminaria a terra?
Mas você, que se prostituiu com muitos amantes,
    porque pensa que poderá voltar para mim?
    Eu, o SENHOR, digo isso.

“Levante seu olhar e observe os montes,
    tente encontrar um lugar onde você não tenha pecado sexualmente.
Você se senta à beira dos caminhos
    esperando os seus amantes como um árabe no deserto[a].
Você contaminou a terra
    com a sua prostituição e a sua maldade.
Por isso desapareceram as chuvas refrescantes,
    e já não cai a chuva da primavera.
Eu a vejo tão descarada como uma prostituta
    que não tem vergonha alguma.
Mas agora você me diz:
    ‘Pai, o Senhor é o companheiro da minha juventude!
O Senhor vai continuar irritado?
    Vai ficar com ira para sempre?’
E enquanto você diz isso,
    faz todo o mal que pode”.

As duas irmãs más: Israel e Judá

Depois, durante o reinado de Josias em Judá, o SENHOR me disse:

—Você viu o que fez a infiel Israel[b]? Se prostituiu com outros deuses em todos os lugares onde tivessem os seus santuários. E eu pensei que depois de fazer tudo isso, ela voltaria para mim. Mas não voltou. Judá, a sua irmã infiel, viu tudo isso, e também viu que por todos os pecados sexuais que cometeu Israel eu a enviei para longe e me separei dela. Mesmo assim, Judá não teve temor algum e também se prostituiu. Judá contaminou toda a terra com o seu adultério, ao adorar árvores e pedras. Porém ela achou que isso era uma coisa insignificante. 10 Apesar de tudo o que acontecia, Judá voltou para mim só de aparência, não de todo o coração.

O SENHOR disse isso.

11 Depois o SENHOR me disse:

—Israel foi infiel a mim, mas ela resultou ser mais justa do que a infiel Judá. 12 Vá você ao norte e diga estas palavras:

“Volte para mim, infiel Israel,
    já não estarei aborrecido com você
porque tenho compaixão.
    Não estarei com raiva de você para sempre,
13 só reconheça o seu pecado
    e admita que você se rebelou contra o SENHOR, seu Deus;
que você se prostituiu com outros deuses debaixo de toda árvore frondosa
    e que não obedeceu à minha voz”.
    O SENHOR disse isso.

14 —Voltem para mim, filhos infiéis, porque eu sou seu dono. De vocês tirarei um de cada cidade e dois de cada clã, e os trarei de volta a Sião. 15 Eu lhes darei governantes que tenham a minha aprovação e eles os guiarão com conhecimento e sabedoria. 16 Nesses dias, quando vocês aumentarem em número e habitarem todo o país, o povo já não falará mais da arca da aliança do SENHOR, nem pensarão mais na arca nem se lembrarão dela; não sentirão a sua falta nem farão outra. 17 Nesses dias, o povo dirá que Jerusalém é o Trono do SENHOR. Todas as nações se reunirão em Jerusalém, no nome do SENHOR, e já não se deixarão guiar pela teimosia dos seus corações perversos. 18 Nesses dias, a tribo de Judá se unirá a Israel e virão juntas desde a terra do norte para a terra que eu entreguei aos seus antepassados.

19 “Eu mesmo disse para mim:
    ‘Eu quero tratá-los como aos meus próprios filhos.
Eu quero lhes dar uma terra agradável,
    a terra mais bonita entre todas as nações’.
Pensei que você me chamaria ‘Pai meu’
    e que nunca me abandonaria,
20 mas você me foi infiel,
    como uma mulher que engana o seu marido”.
    O SENHOR disse isso.

21 São ouvidas vozes nos montes desolados,
    é o choro e as súplicas dos israelitas.
Eles se perverteram,
    esquecendo-se do SENHOR, seu Deus.

22 “Voltem, filhos rebeldes,
    que eu perdoarei a sua infidelidade”.

“Ao Senhor voltamos
    porque ele é o SENHOR, nosso Deus.
23 Na realidade os montes são uma fraude
    e o escândalo que se faz sobre os montes não serve para nada.
A salvação de Israel se encontra
    no SENHOR, nosso Deus.
24 A vergonhosa idolatria nos roubou tudo aquilo
    pelo qual os nossos antepassados trabalharam tanto:
as suas ovelhas, o seu gado,
    os seus filhos e filhas.
25 Que a nossa vergonha faça com que nos humilhemos.
    Que nós sejamos cobertos pela nossa desgraça.
Nós pecamos contra o SENHOR, nosso Deus.
    Nós e nossos antepassados temos pecado.
Nós não temos obedecido ao SENHOR, nosso Deus,
    desde a nossa juventude”.

Footnotes

  1. 3.2 esperando (…) deserto ou “como um corvo buscando comida no deserto”.
  2. 3.6 Israel Aqui faz referência ao reino do norte, Israel. Este reino foi destruído pelos assírios cem anos antes da época de Jeremias.