O Pagamento de Imposto a César(A)

13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse. 14 Estes se aproximaram dele e disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não? 15 Devemos pagar ou não?”

Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: “Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário[a] para que eu o veja”. 16 Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?”

“De César”, responderam eles.

17 Então Jesus lhes disse: “Dêem[b] a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

E ficaram admirados com ele.

Read full chapter

Footnotes

  1. 12.15 O denário era uma moeda de prata equivalente à diária de um trabalhador braçal.
  2. 12.17 Ou Devolvam

O Pagamento de Imposto a César(A)

20 Pondo-se a vigiá-lo, eles mandaram espiões que se fingiam justos para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador.

21 Assim, os espiões lhe perguntaram: “Mestre, sabemos que falas e ensinas o que é correto, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. 22 É certo pagar imposto a César ou não?”

23 Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse: 24 “Mostrem-me um denário[a]. De quem é a imagem e a inscrição que há nele?”

25 “De César”, responderam eles.

Ele lhes disse: “Portanto, dêem[b] a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

26 E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. Admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.

Read full chapter

Footnotes

  1. 20.24 O denário era uma moeda de prata equivalente à diária de um trabalhador braçal.
  2. 20.25 Ou devolvam