Add parallel Print Page Options

Jesus cura um homem com lepra

(Mt 8.1-4; Lc 5.12-16)

40 Um homem com lepra se aproximou de Jesus e se ajoelhou diante dele. Então lhe disse:

—Eu sei que o senhor pode me curar se quiser.

41 No princípio, Jesus ficou irado.[a] Mas estendendo a sua mão, tocou nele e disse:

—Eu quero; fique curado.

42 No mesmo instante a lepra o deixou e o homem ficou curado. 43 Jesus disse então a ele que podia ir embora, mas antes disso fez uma advertência muito séria, 44 dizendo:

—Não diga nada disto a ninguém, mas apresente-se ao sacerdote.[b] Depois ofereça o sacrifício que a lei de Moisés manda[c] que seja oferecido pela sua cura. Faça isso para provar que está curado.

45 O homem foi embora, mas começou a contar a todo mundo sobre o que lhe tinha acontecido. Por causa disso Jesus não pôde mais entrar em nenhuma cidade abertamente. Ele passou a viver em lugares isolados; mas, mesmo assim, pessoas de todas as partes iam até ele.

Read full chapter

Footnotes

  1. 1.41 ficou irado A maior parte dos especialistas bíblicos consideram esta alternativa como a original, seguindo alguns manuscritos gregos e latinos ocidentais. A maior parte dos manuscritos têm “ficou cheio de compaixão”.
  2. 1.44 apresente-se ao sacerdote A lei mandava que um sacerdote deveria examinar os leprosos quando estes ficassem curados. Ver Lv 14.2.
  3. 1.44 a lei de Moisés manda Ver Lv 14.1-32.

A cura de um leproso(A)

40 E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. 41 E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo! 42 E, tendo ele dito isso, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. 43 E, advertindo-o severamente, logo o despediu. 44 E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. 45 Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.

Read full chapter