Palavra do Senhor que veio a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel.

A Mulher e os Filhos de Oséias

Quando o Senhor começou a falar por meio de Oséias, disse-lhe: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”. Por isso ele se casou com Gômer, filha de Diblaim; ela engravidou e lhe deu um filho.

Então o Senhor disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. Naquele dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel”.

Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o Senhor disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Lo-Ruama[a], pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la. Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus”.

Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho. Então o Senhor disse: “Dê-lhe o nome de Lo-Ami[b], pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.

10 “Contudo os israelitas ainda serão como a areia da praia, que não se pode medir nem contar. No lugar onde se dizia a eles: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’. 11 O povo de Judá e o povo de Israel serão reunidos, e eles designarão para si um só líder, e se levantarão da terra, pois será grande o dia de Jezreel.

Footnotes

  1. 1.6 Lo-Ruama significa não amada.
  2. 1.9 Lo-Ami significa não meu povo.

Casamento simbólico de Oseias. Idolatria e corrupção de Israel. Ameaças e promessas de perdão

Palavra do Senhor que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

O princípio da palavra do Senhor por Oseias; disse, pois, o Senhor a Oseias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor. E foi-se e tomou a Gomer, filha de Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho. E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jezreel sobre a casa de Jeú e farei cessar o reino da casa de Israel. E será, naquele dia, que quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.

E tornou ela a conceber e deu à luz uma filha; e ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu não me tornarei mais a compadecer da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei. Mas da casa de Judá me compadecerei e os salvarei pelo Senhor, seu Deus; pois não os salvarei pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos, nem pelos cavaleiros.

E, depois de haver desmamado a Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho. E ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ami, porque vós não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.

10 Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo. 11 E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, e constituirão sobre si uma única cabeça, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jezreel.

Este livro trata da mensagem que o SENHOR deu a Oseias, filho de Beeri. Isto aconteceu na época em que Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias eram reis de Judá; e também na época em que Jeroboão, filho de Joás, era rei de Israel.

Mensagem do Senhor para Oseias

Esta foi a primeira mensagem que o SENHOR deu a Oseias. O SENHOR lhe falou o seguinte:

—Vá e case-se com uma prostituta e tenha filhos de prostituição, porque as pessoas deste país têm se comportado como uma prostituta. Elas não têm sido fiéis ao SENHOR.

Então Oseias se casou com Gômer, filha de Diblaim. Gômer ficou grávida e teve um filho. O SENHOR falou a Oseias:

—O nome do seu filho será Jezreel,[a] porque daqui a pouco castigarei a família de Jeú pelo sangue que derramou no vale de Jezreel.[b] Além disso, destruirei o reino da nação[c] de Israel. Nesse dia quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.

Mais tarde, Gômer ficou grávida de novo e teve uma filha. O Senhor disse a Oseias:

—O nome da sua filha será “Não-Mais-Piedade”,[d] porque não terei mais piedade dos israelitas e não lhes perdoarei mais. Mas com Judá terei piedade. Não a salvarei com arco, nem com espada, nem com batalhas, nem com cavalos, nem com cavaleiros. Eu a salvarei com o poder do SENHOR, seu Deus.

Quando terminou de amamentar a Não-Mais-Piedade, Gômer ficou grávida de novo e teve outro filho. Deus disse:

—O nome do seu filho será “Não-É-Meu-Povo”,[e] porque vocês já não são mais o meu povo e eu já não sou mais o seu Deus.

Um futuro melhor para Israel

10 No futuro, os israelitas serão como a areia do mar, que ninguém pode medir nem contar. E no mesmo lugar onde lhes foi dito: “Vocês já não são o meu povo”, também lhes será dito: “Vocês são filhos do Deus vivo”. 11 Os povos de Judá e de Israel serão reunidos e escolherão para si um único chefe. Transbordarão no país, pois o dia de Jezreel será maravilhoso.

Footnotes

  1. 1.4 Jezreel Em hebraico este nome significa “Deus semeará sementes”.
  2. 1.4 sangue (…) de Jezreel Ver 2Rs 2.9-10 sobre a história da rebelião de Jeú no vale de Jezreel.
  3. 1.4 nação Literalmente, “casa”. Pode se referir à família do rei desse país.
  4. 1.6 Não-Mais-Piedade Literalmente, “Lo-Ruama”.
  5. 1.9 Não-É-Meu-Povo Literalmente, “Lo-Ami”.