Add parallel Print Page Options

13 Naquele dia, haverá uma fonte aberta para a casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém, contra o pecado e contra a impureza. E acontecerá, naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza. E será que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque mentirosamente falaste em nome do Senhor; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar. E acontecerá, naquele dia, que os profetas se envergonharão, cada um da sua visão, quando profetizarem; nem mais se vestirão de manto de pelos, para mentirem. Mas dirão: Não sou profeta, sou lavrador da terra; porque tenho sido servo desde a minha mocidade. E, se alguém lhe disser: Que feridas são essas nas tuas mãos?, dirá ele: São as feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos.

O Pastor ferido. O Juízo final. A exaltação da Igreja

Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o Pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos. E acontecerá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus.

13 Nesse dia se abrirá uma fonte para a família de Davi e para os moradores de Jerusalém. Essa fonte limpará seus pecados e suas impurezas.

Não mais ídolos nem falsos profetas

O SENHOR Todo-Poderoso diz:

—Nesse dia farei com que as pessoas da terra deixem de adorar as suas estátuas. Se esquecerão até dos nomes daqueles deuses falsos. Farei com que desapareçam da terra os falsos profetas e a vontade de adorar ídolos, o que torna impuro o povo. Depois daquele momento, a pessoa que pretenda falar como um falso profeta, será castigada. Inclusive o seu próprio pai e a sua própria mãe, falarão: “Você merece a morte, por ter falado mentiras em nome do SENHOR”. O pai e a mãe, que lhe deram a vida, baterão nele cada vez que ele fale as suas mensagens mentirosas. Nesse dia, os profetas terão vergonha das suas visões. Deixarão de utilizar as roupas feitas de pelos como as que usam os profetas. Deixarão de usar as roupas de um profeta para enganar as pessoas. Os profetas falarão: “Não sou profeta. Sou um homem do campo e tenho sido assim desde menino”. E se alguém perguntar a eles: “Que feridas são essas que você tem nos ombros[a]?”, eles responderão: “Briguei com alguém na casa de uns amigos e eles me bateram”.

O SENHOR Todo-Poderoso diz:
“Espada, fique de pé e lute contra o meu pastor!
    Lute contra o meu querido amigo!
Bata no pastor e as ovelhas fugirão;
    eu castigarei essas pequeninhas.
Dois terços da população
    da terra morrerão, podem ter certeza disto,
    mas um terço sobreviverá.
Então colocarei à prova os sobreviventes.
    Eu os colocarei à prova da mesma forma como se coloca à prova a pureza da prata no fogo.
    Eu os avaliarei da mesma forma como se avalia a pureza do ouro.
Eles me chamarão e pedirão a minha ajuda
    e eu lhes responderei:
‘Este é o meu povo’.
    E eles falarão: ‘O SENHOR é o nosso Deus’”.

Footnotes

  1. 13.6 nos ombros Literalmente, “entre as mãos”. Se trata das cicatrizes que os profetas de Baal faziam neles mesmos para demonstrar a sua lealdade aos seus deuses.

13 — Naquele dia, haverá uma fonte jorrando água, e ali os descendentes de Davi e os outros moradores de Jerusalém poderão se lavar de todos os pecados e de todas as impurezas. E no mesmo dia eu, o Senhor Todo-Poderoso, farei desaparecer da terra de Israel os nomes dos ídolos, e ninguém lembrará mais deles. Também tirarei do país todos os falsos profetas e acabarei com a vontade que o povo tem de adorar ídolos. Quando alguém quiser fazer profecias, os próprios pais lhe dirão: “Você vai morrer, pois está dizendo que as suas mentiras são mensagens de Deus, o Senhor!” E os pais matarão o filho à espada quando ele estiver bancando o profeta! Naquele dia, qualquer um que profetizar terá vergonha da sua visão. Ninguém vestirá uma capa de peles de animais para fingir que é profeta. Pelo contrário, cada um dirá: “Eu não sou profeta; sou lavrador. Desde criança trabalho na roça.” E, se alguém perguntar: “Que ferimentos são esses no seu peito?”, ele responderá: “São os ferimentos que recebi na casa dos meus amigos.”

A ordem para matar o pastor

O Senhor Todo-Poderoso diz:
“Levante-se, espada, e ataque o meu pastor!
Ataque o meu ajudante!
Mate o pastor, e as ovelhas serão espalhadas;
e eu mesmo atacarei os carneirinhos.
Dos moradores de Israel,
dois terços morrerão;
só um terço sobrará com vida.
E estes que sobrarem eu farei passar pelo fogo.
Eu os purificarei como se purifica a prata
e os refinarei como se refina o ouro.
Aí eles orarão a mim,
e eu os atenderei.
Direi: ‘Vocês são o meu povo’,
e eles responderão: ‘O Senhor é o nosso Deus.’ ”